segunda-feira, 29 de Abril de 2024  16:49
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
31-05-2010

Redução de resíduos é solução para travar aumento da factura do lixo.


A redução da produção de resíduos sólidos no concelho de Ílhavo é um sinal positivo e a autarquia diz que a tendência deve ser ...

A redução da produção de resíduos sólidos no concelho de Ílhavo é um sinal positivo e a autarquia diz que a tendência deve ser mantida para evitar o agravamento da factura no futuro quando entrar em funcionamento a unidade de tratamento mecânico-biológico em Eirol. Ribau Esteves apresentou dados sobre a produção de lixo e conclui que em 2009 houve redução de 4%, com 19023 toneladas contra as 19863 de 2008. Destaque para o aumento de reciclados que subiu de 1768 toneladas em 2008 para 1829 em 2009. A autarquia destaca o facto de 10% do lixo ser recolhido nos ecopontos.

Tendência elogiada pelo autarca de Ílhavo no arranque da semana do ambiente. “Dá-se esta nota de 2009 ter sido o ano em que a produção de resíduos foi mais baixa nos últimos seis anos. É um caminho importante. Há um contributo para o ambiente e para a condição financeira. Os munícipes pagam tarifa à Câmara e a Câmara paga a deposição em Taboeira. Logo que esteja pronta a Estação de Tratamento Mecânico Biológico, em fase inicial de construção, os custos de deposição de resíduos vão subir substancialmente. É importante reduzir o mais possível a produção de resíduos para reduzir custos”, disse o autarca num aviso sobre a importância de reduzir a factura.

O Município assinalou o arranque da semana do ambiente com acordos para expandir as áreas de recolha de varredura da SUMA no município, acelerar a recolha de tinteiros e toners, instalação de oleões em supermercados, recolha de rolhas de cortiça, recolha das cápsulas de Nespresso para reciclagem e acordo com a CERCIAV para limpar as margens da ria nomeadamente no canal de Mira.

Marcos Ré, vereador do ambiente, destacou esta via de aprofundamento das acções que preservam o meio ambiente. “Por um lado o óleo, por outro lado este aspecto do café. Queremos que sejam motivo de orgulho. Estamos a dar contributo ao que é importante para um mundo melhor”, sublinha o vereador.

A Semana do Ambiente premiou os eco-mosqueteiros de Ílhavo, gente jovem com vocação para funcionar como exemplo nas escolas e nas famílias, e com a entrega dos certificados de restauração ecológica pelas boas práticas ambientais. Sete restaurantes mantiveram o galardão e há 4 novos aderentes.

Esta Terça-feira, dia 1 de Junho, dia da Criança, as celebrações serão dedicadas ao ambiente e na quarta-feira serão hasteadas as bandeiras azuis e praias acessíveis na Barra e Costa Nova.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®